Sunday, March 30, 2008

Descriativização

Sofá "PIxel" com design de Cristian Zuzunaga.

É bom sermos apanhados por uma lufada de ar fresco de vez em quando. Isso pode acontecer no que vemos e no que fazemos. E por lufada de ar fresco quero dizer: criatividade!
Olhar as coisas por um prisma diferente, alternar no caminho para casa, ousar, divergir, pensar assimetricamente, criar uma receita diferente com os mesmos ingredientes, dar a volta a um problema. Estes são exemplos de como no dia a dia a criatividade pode ser o nosso braço direito.
Difícil é de entender como neste Mundo somos frequentemente divididos entre a mancha standard padronizada, que obedece sempre aos mesmos comportamentos, constante, das quais pouco de novo se pode esperar, e os "desvairados" ou com alma de artista, mesmo que não se dediquem a nenhuma actividade no ramo.
E "desvairados" porquê? Simplesmente porque procuram uma outra forma de expressar, uma outra forma de mostrar, em vez de irem pelo mesmo caminho, procuram outro, uma outra auto-estrada, um outro desvio.
É esta a verdade: a sociedade não está preparada para lunáticos, no bom sentido da palavra, ela menospreza-os mesmo que as suas propostas sejam boas, ridiculariza-os até. O próprio sistema educativo assim o faz, e por experiência própria o senti. Não tanto nos anos iniciais mas, pelo contrário, quanto mais progredimos, chegando ao ensino superior, e por aí em diante, somos cada vez mais incutidos em não sair da norma, em não ousar, em não fazer algo criativo. Somos deseducados da criatividade e do que de forma livre podemos fazer!
Os Galileus dos tempos modernos são os criativos...

1 comment:

Anonymous said...

Nice sofa, nice post ;)