Friday, March 7, 2008

De pequenino se torce [e entorta] o pepino

Simplesmente não somos circuitos fechados, as influências do exterior, tudo o que vai acontecendo ao longo da nossa vida marca-nos de alguma forma, molda-nos, afina-nos umas vezes para o melhor outras vezes para algo pior.
Não é apenas ao medir as consequências dos nossos actos, o como vamos agindo, que isso acontece, podem ser também os outros a toldar-nos a perspectiva sobre algo, ou fazer com que como se tudo víssemos se torne luminoso e incrivelmente apetecível. Tanto uma como outra podem não ser muito positivas dependendo dos ângulos.
Pois bem, e quanto ao efeito deturpador esse vai-nos sendo incutido desde que nascemos, desde a inclusão no nosso imaginário de ideias pré-concebidas e estereótipos de como encarar a sociedade, uns necessários, outros nem tanto.
Alguns deles podem marcar-nos para o resto da nossa vida, podemos mudar essas nossas ideias, é certo, mas de certa forma por termos encarado algo como errado ou menos digno esse estigma permanece por mais tempo.
Na educação isto também é importante. Ainda sou do tempo em que o muitos professores opinavam sobre o que consideravam ser artes maiores ou menores e aqui está, em certo ponto, a raiz de alguns problemas.

No comments: